quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ser X Estar




"Ser ou não ser, eis a questão"
Com todo o respeito senhor Sheakespeare, não ser. 

Aos quatro cantos e ventos do mundo as pessoas vivem dizendo que são isso ou aquilo. Ou que fulano é isso ou aquilo. A verdade é que ninguém é nada.

Em português, diferentemente do inglês, ser e estar não são a mesma coisa. Usamos palavras distintas para verbalizar cada um. Mas acho que bastava o estar. O ser a gente podia esquecer, deixar pra lá. Quem é você? Quem sou eu? Essas são perguntas muito difíceis de serem respondidas.

É comum quando tenho que preencher minha profissão em algum formulário eu colocar: estudante. Se fosse falado eu diria "sou estudante." Mas peraí! Eu não SOU estudante. Eu ESTOU estudante. Se tudo der certo, em um ano estarei jornalista. Estarei porque nunca se sabe o dia de amanhã...

Ser exprime a ideia de algo constante, contínuo, até diria que imutável. Estar não. Estar soa como momentâneo. Em dado momento tal coisa está de um jeito. No momento seguinte pode estar de outro sem que se exija maiores explicações.

Eu não sou jovem, estou jovem. Mas já estive feto, bebê, criança, adolescente... talvez um dia esteja adulta e velha. Não sou magra, estou magra, mas também já estive gorducha, assim como já estive 'Olívia Palito'. Eu não sou morena, já estive morena, já estive até mesmo preta. Hoje em dia o máximo que consigo é deixar de estar pálida, mas ando cultivando o descolorido escritório, infelizmente. Mais ainda, não sou surda, estou surda. Nasci ouvindo perfeitamente bem, mas ao longo da vida fui perdendo a audição e, com o avanço tecnológico, no futuro posso estar ouvinte de novo, quem sabe?

Foram só alguns exemplos pra mostrar que as coisas não são, estão. E isso não acontece apenas conosco. O céu mesmo... agora à noite está escuro. Mas quando amanhecer estará claro.

Tudo isso me faz pensar que, já que temos a licença de podermos apenas estar, devemos aproveitar ao máximo tudo. Cada momento de estar é único. Cada estar merece sua contemplação, de preferência antes que passe. Afinal, estamos vivos agora, mas nunca saberemos quando estaremos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário